1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Informações Sobre Percepção de Esforço Para atleta TreineBr

Essa associação, apesar de subjetiva, pode nos ajudar e descobrir erros na prescrição dos treinos, normalmente quando a FC ou a potência não condizem com a percepção de esforço do atleta.  

Como muitas dúvidas têm surgido a respeito, resolvemos criar esse artigo explicando como tudo funciona.

TABELA SUBJETIVA DE ESFORÇO

ZONA 1

0

Nenhum

ZONA 1

0,5

Extremamente Leve

ZONA 1

1

Muito Leve

ZONA 2

2

Leve

ZONA 3

3

Moderado

ZONA 4

4

Um pouco forte

ZONA 5A

5

Forte

ZONA 5A

6

 

ZONA 5B

7

Muito forte

ZONA 5B

8

 

ZONA 5C

9

Muito, muito forte

ZONA 5C

10

Extremamente Forte

Adaptado de Borg(1982)

A tabela acima demonstra uma graduação de esforço subjetivo proposta por um pesquisador e que vamos usar para indicar a percepção de esforço percebida pelo atleta durante os treinos.

Caso o atleta perceber que a FC ou potência indicadas na descrição dos treinos estiverem fora da percepção de esforço deve anotar no cadastro dos treinos, pois isso será importante para que a cada treino a planilha fique mais encaixada no perfil do atleta.

A perceoção de esforço também é importante para os treinos de tiros curtos, pois nesses tiros é comum a resposta cardiovascular ser não ser rapida o suficiente para usar a mesma como referência de intensiadde. 

Caso tenha alguma dúvida entre em contato.

Abraços e bons treinos!

Strava Club TreineBr

 

Facebook

Apoio