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Treinos de musculação e informações para atleta TreineBr

EXPLICAÇÕES SOBRE OS TREINOS DE MUSCULAÇÃO AOS ATLETAS TREINEBR

Os treinos de fortalecimento são muito importantes para alguns atletas, principalmente em determinados períodos de treinamento e para alcançar seus objetivos.

O treinamento de musculação, quando bem feito, respeitando as orientações das planilhas e com a supervisão de um professor que tenha conhecimento a respeito, apresenta muitos benefícios ao atleta. Dentre eles podemos citar:
-Ganho de potência e resistência muscular localizada
-Correção de desvios posturais
-Fortalecimento de músculo a fim de evitar ou tratar lesões. 
-Evitar dores musculares comuns em atletas do ciclismo e mtb, como por exemplo as dores lombares.

Por outro lado, quando os exercícios são mal executados, podem trazer muitos prejuízos ao atleta, não só a seu rendimento, mas também à sua saúde. Segue abaixo alguns dos problemas que são comuns:
-Excesso de carga: além de não ser interessante para o ciclista pois trabalha um tipo de fibra muscular que hipertrofia mais facilmente, resultando em ganho de peso, representa um risco para articulações. Outro ponto negativo é que com muita carga o movimento se torna mais lento, e segundo algumas pesquisas os movimentos mais lentos tendem a levar à queda da capacidade do músculo contrário rapidamente, ou seja, queda na potência muscular do ciclista;
-Exercícios mal executados, com má postura ou com movimentos desequilibrados, são potencialmente lesivos, podendo tirar o atleta de várias semanas de treinos e atrapalhando a sua programação. Por esse motivo o acompanhamento de algum profissional especializado pelo menos nas primeiras sessões de treinamento é muito importante.

Caso o profissional não tenha muito conhecimento dos exercícios específicos do ciclismo, passe nosso contato para ele que será um prazer conversar e trocar informações a respeito.

ORIENTAÇÕES DE COMO FUNCIONAM NOSSAS PLANILHAS DE MUSCULAÇÃO.

Atualmente nossa planilha de musculação é encaminhada por e-mail, e os dias e formas que cada treino deve ser realizado são orientados na planilha onde estão os treinos normais.

-Na seta número 1 o atleta encontra o nome do exercício a ser realizado (como as nomenclaturas dos exercícios variam muito, caso tenha alguma dúvida entre em contato)
- Na seta número 2 está presente o número de séries de cada exercício (em alguns casos é interessante intercalar um exercício com outro, o que será informado na descrição do exercício)
- Na seta número 3 está presente o número de repetições que o atleta deve realizar em cada série do exercício
- Na seta número 4 está indicada a velocidade de execução do movimento, que pode ser lento, moderado, rápido e muito rápido. Isso é muito importante pois dependendo do tipo de exercício e período de treinamento é recomendado movimento mais rápido ou mais lento, a fim de deixar o treino bem específico e com isso melhorar ainda mais o rendimento do atleta.
- Na seta número 5 está descrito um comentário sobre o exercício, normalmente a carga com que se deve trabalhar. Para definir essa carga é importante que o atleta esteja fazendo um treino de resistência e potência muscular localizada; portanto nunca se trabalha com carga muito elevada, pois o exercício acaba sendo pesado pelo fato de normalmente o número de repetições ser muito elevado, cansando o atleta.
-Na seta número 6, normalmente contém algum comentário pertinente ao posicionamento, possíveis dores, ou algo do tipo - sempre leve-o em consideração.
- Na seta número 7 está presente o nome do treino, neste exemplo está marcando o treino 2, mais acima está o treino 1; na planilha onde estão os treinos convencionais está indicado qual treino deve ser feito em cada dia.

Caso tenha qualquer dúvida entre em contato, pois esse tipo de treino só ajudará a ganhar desempenho quando for bem realizado, como já foi dito antes, erros podem prejudicar o seu desempenho e sua saúde.

Abraços e bons treinos a todos.

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